Ter a tranquilidade necessária aliada à proteção de baixo do mesmo teto é algo que todos desejamos. Um seguro contra incêndio é um dos custos associados a essa tranquilidade.
Um seguro contra incêndio é um seguro de caráter obrigatório para imóveis que constem em regime de propriedade horizontal. A sua importância não se resume à proteção única do seu imóvel, mas também dos que o rodeiam, justificando dessa forma a sua obrigatoriedade.
A prevenção é o melhor combate face aos imprevistos que acontecem. Os fogos facilmente se propagam!
O que é o Seguro contra Incêndio?
Um seguro de incêndio para imóveis é um seguro de cariz obrigatório que habitualmente se encontra associado ao seguro multirriscos. Tem como objetivo cobrir os danos causados ao imóvel num edifício em regime de propriedade horizontal.
Trata-se de um seguro essencial a todos os condóminos que permite assegurar que, no caso de ocorrer um incêndio na habitação ou nas partes comuns, as coberturas possam ser acionadas perante os danos causados e reconstruir o edifício de forma integral ou parcial, conforme a extensão dos danos.
Como funciona o Seguro contra Incêndio?
O seguro contra incêndio é essencial para assegurar a integridade e preservação do imóvel. De que forma é este seguro vantajoso?
Sabemos que, dentro de cada habitação, a ocorrência de um incêndio poderá ser facilmente associada a um acidente doméstico, nomeadamente velas acesas, confeção de refeições ao fogão ou até botijas e fugas de gás.
Um seguro de incêndio de residencial irá cobrir os danos causados por este tipo de ocorrências: todas, exceto as de mão criminosa.
Dessa forma, pode assegurar as despesas que daí possam surgir, não comprometendo nem a sua segurança financeira, nem a da sua família.

O que abrange o Seguro contra Incêndio?
Um seguro contra incêndio cobre particularmente três tipos de riscos:
- Risco de explosão: todas as que ocorram de forma acidental, dentro da fração ou nas partes comuns e que não sejam o resultado de mão criminosa;
- Risco de incêndio: isto significa incêndios de contornos acidentais e que originem vapor, fumo provocando eventuais danos em redor;
- Risco de queda de raio: danos provocados na propriedade atingida.
Adicionalmente, o seguro contra incêndio cobre também danos ou prejuízos originados em consequência do combate às chamas. Ou seja, caso lhe danifiquem uma parte da fração no decorrer de um salvamento ou combate a um incêndio, o seguro cobrirá.
Como coberturas adicionais podemos ainda verificar:
- Incêndio e elementos da natureza: a abrangência desta modalidade inclui aluimento de terras, fenómenos sísmicos, tempestades e até inundações.
Perante a escolha das coberturas do seu seguro contra incêndio ou mesmo que opte pelo seguro multirriscos, tenha especial atenção às exclusões e aos limites de capital.
É frequente que fenómenos como guerra, terrorismo e ataques nucleares estejam listados como exclusões.
O Seguro contra Incêndio é obrigatório?
Um seguro contra incêndio é obrigatório em termos legais, para todos os edifícios em regime de propriedade horizontal. Cada fração autónoma deverá estar coberta, bem como as partes comuns pertencentes ao edifício. Nomeamos algumas:
- Telhado;
- Escadas;
- Elevadores;
- Garagens ou parqueamentos;
- Outros não especificados.
É da responsabilidade de cada condómino subscrever um seguro de incêndio de apartamento e poderá fazê-lo também aquando aquisição do imóvel via seguro habitação multirriscos.

Benefícios do Seguro contra Incêndio
A sua segurança não tem preço e é por essa razão que um seguro contra incêndio é mais do que um conjunto de vantagens ou benefícios.
Contratar um seguro contra incêndio é escolher segurança contra prejuízos financeiros causados por acidentes que envolvem fogo, explosões e raios.
Ao contratar um seguro contra incêndio está a proteger não só o seu imóvel, mas também os seus pertences. Explicamos como:
- A proteção do seu imóvel: a estrutura do seu imóvel é a parte mais importante e a que deve ser preservada continuamente. Um seguro para incêndio, além de cobrir os prejuízos face aos danos infligidos, poderá incluir também serviços de reparação elétrica e pintura, mediante a cobertura contratada.
- Reembolso dos seus bens: perder os seus bens e objetos pessoais durante um incêndio pode ter consequências tanto emocionais como financeiras. Um seguro conta incêndio reembolsa estes valores, sejam mobílias ou eletrodomésticos. Caso pretenda incluir valores de outra ordem, é aconselhável rever as condições da sua apólice ou efetuar um seguro de recheio.
A seguradora cobre os prejuízos face a danos não só via seguro de incêndio de apartamento, mas também perante um seguro contra incêndio comercial.
Neste tipo de seguro consideram-se atividades como armazenamento, transporte e movimentação de matérias-primas alimentares.
Simulador do Seguro contra Incêndio
As preocupações perante um incêndio têm lugar de destaque quando se adquire uma casa. Apesar de não ocorrerem com frequência, os incêndios tendem a acontecer quando menos se espera e os prejuízos perante estes podem abalar consideravelmente a sua estabilidade financeira.
É por essa razão que um seguro contra incêndio é a sua melhor forma de prevenção.
Antes de contratar um seguro de incêndio para imóveis, efetue algumas simulações: reveja se o deve contratar à parte ou juntamente com o seguro multirrisco e opte por subscrever o que lhe trará maior relação custo-benefício.
.png)