Os problemas de saúde a que estamos sujeitos podem não durar uma vida, mas por vezes tendem a acontecer quando menos se espera. Beneficiar de um seguro de saúde nestas alturas é a melhor forma de garantir acesso a cuidados de saúde imediatos.
Um seguro de saúde em Portugal permite ter acesso a uma rede convencionada de saúde privada previamente acordada com a sua seguradora nas condições da sua apólice.
Estas dão-lhe acesso a inúmeros hospitais, especialidades médicas, apoio domiciliário e outras vantagens que o vão beneficiar a si e a sua família, especialmente se neste caso contratar um seguro de saúde familiar.
Um seguro de saúde em Portugal confere-lhe acesso a uma grande rede de cuidados de saúde privados, sendo um complemento efetivo ou alternativo ao SNS (Sistema Nacional de Saúde).
O que é um Seguro de Saúde?
Um seguro de saúde em Portugal é maioritariamente um produto que confere a proteção e cobertura face aos riscos relacionados com a prestação nos cuidados de saúde.
Um seguro de saúde individual cobre com base nas coberturas acordadas nas condições da apólice contratada, seja de forma total ou parcialmente, os valores inerentes a internamento, consultas, intervenções médicas, exames médicos e de diagnóstico complementar.
As escolhas das coberturas das apólices dos seguros de saúde devem ser abrangentes, uma vez que implicam a segurança dos seus beneficiários.
Coberturas como internamentos, especialidades, odontologia, próteses e ortóteses bem como o parto, lideram a lista do ranking das mais populares.
Informe-se junto da sua seguradora quais as coberturas indispensáveis ao seu estilo de vida e da sua família ou efetue simulação de seguro saúde online. Tenha presente que quanto mais coberturas tiver, mais caro ficará o seu seguro.
Para que serve um Seguro de Saúde?
Ter um seguro de saúde em Portugal é ter acesso a cuidados médicos no setor privado sem custos excessivos que possam comprometer a sua segurança financeira. Falamos de exames, cirurgias, internamento e tratamentos que passará a ter acesso prontamente.
Os seguros de saúde implicam um pagamento de um prémio que lhe dará acesso a um conjunto de vantagens para si, como o seguro de saúde individual e também para a sua família, como o seguro de saúde familiar. Vantagens essas como:
- Acesso a um sistema de saúde imediato: sabemos que esperar por um tratamento por vezes compromete mais a nossa saúde. Estar dependente do Sistema Nacional de Saúde pode demorar mais que o expectável e por essa razão ter acesso a uma rede de saúde privada é uma mais-valia.
- Proteção perante despesas imprevistas: os seguros de saúde asseguram o pagamento das despesas inerentes aos cuidados médicos, sejam estes de valor elevado ou não, tendo por base as coberturas escolhidas.
- Check-ups: optar por ir ao médico apenas em última necessidade traz as suas desvantagens, tal como realizar os exames mínimos e dispensáveis. Os seguros de saúde proporcionam check-ups periódicos e alguns deles são gratuitos.
- Segundas opiniões: Quando um diagnóstico imprevisto exerce um impacto significativo na sua vida, será importante auferir de uma segunda opinião. Determinadas apólices incluem este tipo de cobertura.

Como funciona o Seguro de Saúde?
Um seguro de saúde em Portugal funciona à base do reembolso dos cuidados de saúde realizados ou do pagamento direto ao prestador de serviço no âmbito de uma rede convencionada previamente facultada pela seguradora, nalguns casos até a combinação das duas modalidades.
No sistema de reembolso, as despesas são pagas pelo segurado aquando da realização dos serviços na rede não convencionada. É feito posteriormente o carregamento das despesas nos portais dedicados e, dessa forma, a seguradora reembolsa o montante acordado conforme as condições contratadas na apólice.
Será importante conferir sempre na sua apólice os seguintes dados:
- Percentagens de comparticipação;
- Capital por cobertura;
- Franquias em coberturas específicas;
- Prazos de reembolsos e entregas de despesas.
Já no que toca ao sistema de rede convencionada, cabe ao segurado pagar apenas o valor não coberto pela seguradora, conforme acordado nas condições da apólice.
O sistema de rede convencionada dá-lhe acesso a uma ampla rede de prestadores de serviços, desde médicos especialistas, hospitais e laboratórios, entre outros. Esta lista é passível de consulta na sua apólice.
Um seguro de saúde em Portugal dá-lhe acesso privilegiado a uma rede de cuidados médicos particulares, servindo deste modo como complemento ao sistema publico.
Vantagens do Seguro de Saúde
Melhor que remediar é prevenir e, ao subscrever um seguro de saúde em Portugal, saberá que perante a necessidade poderá contar com auxílio face a todas aquelas despesas médicas imprevistas.
A liberdade na escolha dos médicos de clínica geral ou mesmo de especialidades é talvez o maior benefício de quem usufrui de um seguro de saúde, mas existem outras vantagens nos seguros de saúde. Enumeramos as principais:
- Pagamento flexível: os seguros de saúde podem ser pagos mensalmente, trimestralmente e até anualmente, independentemente de comportarem valores diferentes, permitindo-lhe conciliar com a sua flexibilidade financeira;
- Coberturas adicionais: certas coberturas permitem que muitas das vezes não se sujeite a si ou a sua família às confusões dos consultórios e hospitais. O serviço de teleconsulta ou médico ao domicílio são coberturas adicionais que deve ponderar;
- Apoio para os acompanhantes: sabemos que perante algumas condições o acompanhante é tão importante quanto o doente e na rede de saúde privada isto pode resultar em determinados privilégios que não devem ser ignorados, tais como os horários de visita alargados ou as camas adicionais (comum no parto);
- Descontos para a família: esta vantagem é particularmente apelativa quando converte o seu seguro de saúde individual num seguro de saúde familiar, proporcionando à sua família todas as vantagens que já conhece.

Plano de Saúde ou Seguro de Saúde?
Como uma viável alternativa aos seguros de saúde existem os tão aclamados planos de saúde. Um plano de saúde, embora seja um produto de proteção, difere nalguns aspetos do seguro de saúde individual, nomeadamente na sua abrangência e forma de pagamento.
Um plano de saúde confere-lhe acesso a uma rede convencionada de cuidados médicos a preços especiais, não dando assim lugar a copagamento ou reembolso fora da rede. O prémio é pago de forma flexível e em grande maioria mensalmente.
Uma das suas maiores vantagens, ao contrário dos seguros de saúde, é não estar sujeito a qualquer período de carência, permitindo assim ao beneficiário usufruir dos descontos de forma imediata, para além de não excluir doenças anteriores e não ter limite de idade.
A sua maior contrapartida será não poder usufruir dos descontos fora da rede convencionada.
Já o seguro de saúde em Portugal não pode ser apelidado de um “cartão de descontos”, tendo condições mais exigentes no que toca à sua subscrição atendendo ao historial clínico, estado atual de saúde e idade.
Um seguro de saúde em Portugal é um produto complexo e completo dando acesso a inúmeras coberturas, algumas delas específicas.
A sua rede de prestadores de serviços ou rede convencionada é vasta e são alvo de comparticipação por parte da seguradora, além da franquia e até ao limite do capital.
Resumidamente, um plano de saúde é uma solução que tende a ser mais económica, mas menos abrangente do que os seguros de saúde. Quando efetuar a sua escolha tenha presente as suas necessidades atuais e a longo prazo e siga estas 3 dicas:
- Compare as coberturas versus características de cada produto;
- Efetue inúmeras simulações tendo presente que as coberturas divergem entre seguradoras. Opte por simulação de seguro saúde online de forma a ter uma visibilidade mais abrangente e se tiver alguma dúvida ou necessitar de um esclarecimento, fale diretamente com a seguradora;
- Evite omitir dados ou historial clínico de forma a não comprometer a avaliação do risco e eventuais problemas no acionamento de coberturas.
Simulador de Seguro de Saúde
O simulador de seguro online é uma ferramenta essencial para que possa ter acesso a um rol de vantagens com uma visibilidade alargada relacionando custo-benefício. Poderá comparar inúmeras coberturas e respetivos limites de capital, suas franquias (se aplicáveis), períodos de carência, exclusões e até limites de idade.
Num seguro de saúde online é recomendável, aquando da sua simulação, optar por algumas coberturas específicas que tanto a curto como a longo prazo são relevantes:
- Estomatologia: a saúde oral é uma necessidade constante ao longo da vida;
- Próteses e ortóteses: Comparticipação de despesas relacionadas com próteses e até óculos;
- Assistência ambulatória: despesas inerentes a tratamentos e consultas de especialidades;
- Medicamentos: comparticipação nos medicamentos prescritos;
- Parto: comparticipação dos valores associados ao parto até ao limite do capital acordado.
Tenha atenção na seleção das coberturas e se as mesmas são aplicáveis à sua situação atual e à da sua família, evitando assim subscrever seguros de saúde que não lhe tragam uma boa relação custo-benefício.