O seguro contra roubo é fundamental, tendo em conta que o índice de furtos tem sofrido, ao logo dos anos, um aumento considerável.
A verdade é que as formas de se cometerem delitos são cada vez mais astutas e elaboradas. Contudo, a contratação de seguros que visem proteger os segurados perante estes acontecimentos não é tão frequente como se pretendia, principalmente face aos custos associados.
Um seguro contra roubo é contratado com maior regularidade nos veículos automóveis, como coberturas extra ao seguro de responsabilidade civil, constituindo assim um seguro contra danos próprios ou um seguro de terceiros contra roubo.
Mas um seguro contra roubo não se resume apenas a veículos e tende a ser considerado igualmente para a proteção contra roubo de outros bens, nomeadamente telemóveis, computadores ou tablets.
O que é o Seguro contra Roubo?
Quando adquire um automóvel, a subscrição de um seguro de responsabilidade civil é obrigatória. Isto é o que o irá proteger perante danos causados a terceiros caso ocorra algum acidente.
Contudo, a cobertura resume-se maioritariamente a esse tipo de proteção. Se desejar optar por outras coberturas mais abrangentes que garantem a cobertura face a inúmeros riscos, um seguro contra todos os riscos é uma viabilidade, mas mais importante será o seguro contra roubo de carros.
Um seguro contra roubo permite que seja indemnizado pela seguradora no valor do capital contratado ou no valor do veículo, em caso de roubo ou furto.
Já no que toca a equipamentos eletrónicos, como é o caso dos telemóveis, computadores e tablets, as garantias legais do fabricante apenas garantem a cobertura face às avarias internas dos equipamentos por um período limitado de tempo.
Este tempo anda regularmente em torno dos 2 a 3 anos, desde a data da compra. Caso estes equipamentos sejam alvo de furto ou roubo, as garantias não garantem a sua cobertura e, neste caso, terá de subscrever um seguro de roubo e furto.
Um seguro contra roubo é também aplicável quando se fala de habitação. Contudo, este encontra-se presente enquanto cobertura facultativa num seguro multirriscos e pode, neste caso, fazer inclusão dos equipamentos eletrónicos no recheio.
Esta metodologia tem-se verificado mais viável do que a contratação isolada de um seguro contra roubo face as exclusões presentes nas apólices, por exemplo.

Como funciona o Seguro contra Roubo?
Um seguro contra roubo consiste na atribuição de uma indemnização ao segurado perante um roubo ou furto. Para que esta indemnização seja efetiva será importante que algumas ações sejam consideradas perante a ocorrência.
O segurado deverá de forma imediata reportar às forças policiais o ocorrido, constituindo assim um auto de ocorrência e apresentá-lo em seguida, junto da seguradora.
No caso de desaparecimento da viatura, a seguradora habitualmente aguarda 60 dias até processar a indemnização no caso de o veículo não seja encontrado.
Para as apólices contratadas de seguro contra roubo para bens materiais ou monetários, em grande maioria a indemnização é aplicável quando ocorre furto qualificado, vestígios de roubo ou índices de força usada, salvo quando não constarem na lista de exceções aplicáveis. De igual forma, o ocorrido deve ser reportado junto das forças policiais.
O que abrange o Seguro contra Roubo?
Um seguro de roubo e furto tem a premissa de restituir os bens roubados ou o indemnizar o segurado do valor tabulado ou capital contratado. Exemplificamos três tipos de situações destintas:
O seguro contra roubo de carros, comummente apelidado de seguro de danos próprios ou terceiros com cobertura facultativa de roubo ou furto, cobre os danos sofridos pelo veículo sejam estes materiais ou monetários, nomeadamente os provocados em consequência de roubo ou furto.
No caso de a viatura ter sido efetivamente furtada, a indemnização garantida pela seguradora será calculada face à tabela Eurotax, com base em critérios como ano, modelo e marca. Tenha especial atenção ao valor da indeminização e que será subtraído o valor da franquia. Nesse sentido, é aconselhável a consultar as condições da apólice na subscrição, particularmente em franquias e exceções.
Para o seguro contra roubo associado a imóveis, o seguro multirrisco deverá ser acionado e os valores equivalentes aos bens monetários ou materiais furtados restituídos, caso se verifiquem sinais de arrombamento ou roubo.
Salienta-se que a indemnização é aplicável se os bens constarem no recheio assegurado. Por essa razão, é importante que atualize a lista de bens segurados junto da seguradora com regularidade.
Num seguro contra roubo de equipamentos nem sempre existe lugar a indemnização, pelo que é de extrema importância avaliar as exceções indicadas na apólice aquando contratação.
Perante um sinistro e caso se verifiquem danos aos equipamentos, um seguro de roubo assegura a reparação ou substituição dos equipamentos por similares, podendo este ser sujeito a um pagamento de franquia.
Contudo, será necessário comprovar que ocorreu uso de força bruta ou que o segurado esteve sob ameaça, estando presentes vestígios do crime ocorrido, mais concreto, furto qualificado e, em alguns casos, testemunhas perante o acontecimento.
.jpg)
Benefícios do Seguro contra Roubo
Perder ou ser-lhe retirado um bem pelo qual trabalhou para ter, não é fácil. A melhor forma de nos protegermos é mitigar estes riscos contratando um seguro contra roubo e, desta forma, garantir alguma tranquilidade e segurança.
O maior benefício deste tipo de seguro é assegurar que não sai lesado perante a ocorrência e que o valor do bem lhe seja restituído, sendo-lhe facultado um novo ou equiparado.
Isto é especialmente importante para quem no caso de um veículo automóvel o utiliza como principal meio de deslocação, por exemplo.
Cada plano de seguro terá as suas próprias condições, coberturas e até exceções, sendo importante avaliar as suas necessidades na altura de contratação e optar pela proteção que o deixará mais seguro perante qualquer sinistro.
Simulador do Seguro contra Roubo
Saber proteger-se perante um furto ou roubo é algo que desejamos tanto para nós, como para a nossa família. Contratar um seguro contra roubo tornará esta tarefa mais fácil.
Contudo, deverá avaliar as suas necessidades e os riscos cobertos, bem como as exceções e as franquias aplicadas de modo a não comprometer o orçamento familiar.
Faça algumas simulações com diferentes coberturas e veja que soluções lhe são propostas antes de tomar uma decisão.
.png)