Poder garantir a estabilidade da sua família quando partir é um objetivo comum a todos nós. Sabia que para tal basta subscrever a um seguro de vida?
Os riscos a que somos sujeitos diariamente podem ter um impacto na nossa vida e na das nossas famílias. Falamos de doença, graus de incapacidade variada ou total e até a morte prematura.
Uma das formas que temos de mitigar este risco que em grande maioria afeta o setor financeiro das nossas vidas será contratar o melhor seguro de vida que se encontrar.
O seguro de vida tem como princípio o pagamento de um capital acordado ao seu beneficiário ou beneficiários em caso de morte prematura, sobrevivência da pessoa segura ou elevada incapacidade durante o período contratado.
Qual a importância do Seguro de Vida?
Perante os riscos a que somos sujeitos diariamente, não estamos livres de um potencial acontecimento inevitável cujo impacto emocional é profundo e cujo impacto económico pode ser significativo na vida das nossas famílias.
Em termos económicos o impacto da primeira pode levar a uma redução nos rendimentos do seio familiar, já na segunda pode incorrer em custos acrescidos relacionados com a pessoa idosa.
A importância do seguro de vida centra-se na forma preventiva. Um seguro de vida é o seu maior aliado face às situações muitas vezes inevitáveis que ocorrem na nossa vida tanto a nível económico, como perante as consequências da longevidade ou mesmo morte a partir de uma certa idade.

Como funciona um Seguro de Vida?
A apólice de seguro de vida não é mais nem menos do que a celebração de um contrato de seguro onde as coberturas do seguro de vida pessoal são aspetos primordiais e obrigatórios que devem estar descritos nas condições particulares da apólice.
Entre as coberturas mais usuais de um seguro vida, destacamos a cobertura em caso de morte e outras coberturas complementares: invalidez absoluta, definitiva e total ou mesmo doenças graves.
Morte
Perante o falecimento da pessoa segura durante o período de vigência, esta cobertura garante, com base nas condições da apólice, o pagamento do capital seguro que ficou acordado. A esta cobertura encontram-se agregadas as despesas relacionadas com o funeral.
Morte por Acidente
Em caso de acidente e o resultante falecimento, esta cobertura garante o pagamento do capital estabelecido nas condições particulares da apólice.
Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD)
Se, em consequência de doença ou acidente, a pessoa ficar total e definitivamente impossibilitada para o exercício de qualquer profissão. O seguro de vida IAD pressupõe que a pessoa incapacitada precisa de uma terceira pessoa para cuidar das suas necessidades básicas, ou seja, apresenta um grau de incapacidade que poderá estar acima de 80%.
Invalidez Total e Permanente (ITP)
Em caso de acidente ou doença que a incapacita de exercer uma profissão ou atividade lucrativa, não resultando numa invalidez total, ou dependência de terceiros.
Ao subscrever ao melhor seguro de vida para si, tenha especial atenção aos períodos de carência, que implicam um período previamente determinado no qual não poderá usufruir dos benefícios associados ao seguro.
No que toca ao seguro de vida, este período tende a ser aplicável também em caso de morte por suicídio.

Benefícios do Seguro de Vida
De forma a poder proteger a sua família e poder usufruir do melhor seguro de vida, é sugerida uma pesquisa exaustiva onde devem ser considerados os benefícios em casos extremos.
Este tipo de seguro de vida é personalizável via coberturas complementares tendo por base as suas necessidades. Explicamos quais os benefícios do seguro de vida:
Segurança Financeira da Família
Talvez seja este o principal motivo para subscrever um seguro de vida, uma vez que em caso de invalidez ou de doença grave, o seguro de vida pode ajudá-lo a salvaguardar as suas finanças pessoais e a evitar sobrecarregar a sua família com despesas adicionais. Em caso de morte, dará lugar a uma indemnização aos beneficiários conforme previsto na apólice.
Apoio em caso de Invalidez
E se perder o trabalho ou deixar de conseguir exercer qualquer função devido a um acidente ou doença inesperada? Existem coberturas que também prevêem o pagamento em caso de invalidez.
Segurança Financeira em Situações de Doença
Ninguém está livre de sofrer uma doença grave como enfarte, cancro ou AVC. Se tiver a infelicidade de desenvolver uma doença grave, o seguro de vida oferece-lhe apoio financeiro com total flexibilidade na utilização do capital, permitindo que se foque na sua recuperação.
Simulador de Seguro de Vida
Optando pelo simulador seguro de vida preços e em toda a sua conjuntura, conseguirá ter uma vista alargada de quais as condições que cada companhia oferece.
Dependendo daquilo que se procura, o melhor seguro de vida será aquele que lhe facultará mais coberturas para uma boa relação custo-benefício.
Os valores dos prémios regem-se sempre por condicionantes, como o estado de saúde do subscritor ou a sua idade, não tendo um impacto significativo no montante do prémio mesmo de seguradora para seguradora, mas terá certamente no capital seguro.
Tenha especial atenção em comparar propostas mesmo em seguros de vida habitação. Quanto mais coberturas incluir, mais protegido fica, mas mais elevado será o prémio.
Por último, aquando da sua avaliação para preços de seguro de vida considere critérios como prazos para o pagamento de indemnizações, termo das coberturas, exclusões, períodos de carência e profissão especialmente em casos de invalidez.
Ao perceber as vantagens e benefícios de um seguro de vida saberá que jogar pelo seguro é a escolha acertada.
(1).png)