Conhece aquela célebre frase “os imprevistos acontecem quando menos se espera”?
Um seguro pessoal assegura a diminuição do risco de perdas patrimoniais a que estamos sujeitos mesmo quando temos um comportamento diligente, constituindo assim uma mais-valia tendo em conta que a cobertura abrange riscos relativos à vida, saúde e à integridade física de uma pessoa.
Continue a ler para saber tudo o que precisa acerca do seguro pessoal.
O que é um Seguro Pessoal?
Os seguros dividem-se em 2 categorias distintas, sendo estas o Ramo Vida e o Ramo Não Vida, também denominados de ramos reais.
- No Ramo vida salientamos o seguro pessoal como o seguro de vida pessoal onde o risco coberto está relacionado com a morte ou mesmo a sobrevivência do segurado, podendo em muitos casos incluir coberturas complementares, tais como o risco de invalidez, de acidente ou de desemprego
- No Ramo não vida, sublinhamos o seguro pessoal como o seguro de acidentes pessoais onde o risco coberto associa-se a uma possível invalidez, seja esta parcial, total, temporária ou permanente, ou até a uma eventual morte prematura por causa improvável.
Já no que toca ao seguro de saúde ou doença temos um risco coberto associado à prestação dos cuidados de saúde previamente acordados.
A celebração de um contrato de seguro pessoal pode ser sujeita a exames médicos com vista a avaliação do risco.
Para que serve um Seguro Pessoal?
Um seguro pessoal tem como objetivo principal prevenir as consequências económicas de uma situação inesperada que possa advir de uma imprevisível morte ou incapacidade.
Para um seguro pessoal é importante salvaguardar as responsabilidades familiares e os compromissos financeiros perante uma súbita perda de rendimentos.
- Por exemplo, para um seguro de vida pessoal em caso de morte prematura, onde existam menores a cargo, um seguro de vida permite beneficiá-los com determinada proteção financeira.
- Para um seguro de acidentes pessoais onde se verifique uma lesão corporal, invalidez, temporária ou permanente, ou até de morte por causa improvável, este seguro permitirá assegurar as despesas relacionadas com tratamentos e indemnizações em situações de maior gravidade.
- Para um seguro pessoal como o seguro de saúde é efetivo garantir que, em caso de doença, tem acesso a assistência médica imediata e uma ampla rede de prestadores para si e para os seus.
O que abrange um Seguro Pessoal?
Um seguro pessoal como o seguro de vida pessoal cobre situações de incapacidade ou morte, ou seja, perante o falecimento do segurado, será previamente nomeado um ou mais beneficiários que irão receber o capital acordado.
Por sua vez perante uma situação de incapacidade, será o próprio segurado a ser indemnizado.
Salvaguardamos neste ponto os seguros de vida habitação onde, estando este associado ao crédito habitação, o beneficiário é o Banco, exceto se o montante for superior à dívida, o que resultará na atribuição do remanescente a um beneficiário previamente nomeado.
Para um seguro pessoal como o seguro de saúde ou doença, as coberturas mais comuns são:
- Gravidez e parto;
- Pediatria para segurados com idade igual ou inferior a 14 anos;
- Hospitalização imediata;
- Emergências domésticas e ambulatórios;
- Doenças graves.
Já as coberturas relacionadas com um seguro pessoal para acidentes pessoais são:
- Invalidez total ou permanente;
- Incapacidade temporária por internamento hospitalar;
- Despesas de tratamento e assistência;
- Despesas de funeral;
- Morte.
Dependendo das escolhas que fizer na subscrição do seu seguro pessoal, quantas mais coberturas incluir, mais protegido fica. Porém, tenha especial atenção ao quanto elevado poderá vir a ser o seu prémio.
Tipos de Seguro Pessoal
Perante a eventualidade dos riscos inerentes à atuação humana, sejam estes relativos à vida ou à integridade física, existem diferentes tipos de seguros, entre eles os seguros pessoais:
- Seguro de Vida Pessoal
- Seguro Acidentes Pessoais
- Seguro de Saúde ou Doença
Seguro de Vida
Um seguro vida é um seguro pessoal que não é mais nem menos do que a celebração de um contrato de seguro onde em caso de morte do segurado, os beneficiários recebem o valor acordado no contrato, designado de capital seguro.
O seguro de vida pessoal garante, como cobertura principal, o risco de morte ou sobrevivência, e nalgumas situações ambas.
- Morte
Perante o falecimento do segurado, a seguradora garante o pagamento do capital aos beneficiários ou herdeiros legais. Neste valor podem estar asseguradas as despesas relativas ao funeral. - Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD)
É previsto o pagamento do capital seguro em caso de invalidez do segurado, quando esta situação decorra de doença ou acidente, resultando na incapacidade total e definitiva de exercer qualquer atividade remunerada. Dependência de uma terceira pessoa para a realização de tarefas básicas. A ser considerada como uma invalidez com um grau igual ou superior a 85%; - Invalidez Total e Permanente (ITP)
É previsto o pagamento do capital seguro em caso de invalidez do segurado, quando esta situação decorra de doença ou acidente, resultando na incapacidade total e definitiva de exercer uma atividade profissional ou semelhante. Grau de invalidez tabelado entre 60% ou 65% conforme Tabela Nacional de Incapacidades. Estes casos de invalidez carecem de um reconhecimento e parecer por parte da seguradora bem como das Juntas Médicas de Avaliação de Incapacidade.
Seguro de Acidentes Pessoais
Tal como o nome indica, um seguro de acidentes pessoais tem como finalidade proteger a pessoa segura em caso de acidente, podendo resultar em danos à sua saúde mental, física ou ambas. Salienta-se que é um tipo de seguro pessoal aplicável tanto ao nível da esfera particular como profissional.
Embora as coberturas mais específicas possam variar consoante o produto contratado, dentro de um seguro pessoal para acidentes pessoais, as mais frequentes são:
- Despesas inerentes aos tratamentos e internamento;
- Incapacidade absoluta ou parcial de caráter temporário;
- Morte ou invalidez permanente;
- Despesas de funeral.
Seguro de Saúde ou Doença
O seguro de saúde ou doença cobre os riscos relacionados com a prestação de cuidados de saúde, de acordo com as coberturas e os limites do respetivo contrato de seguro. Este tipo de seguro pessoal possibilita acesso a uma variada rede de prestadores e assistência médica imediata, evitando desta forma eventuais filas de espera.
As coberturas associadas a um seguro pessoal como o seguro de saúde e doença são previamente acordadas dando lugar a uma comparticipação de parte ou da totalidade das suas despesas médicas, entre as quais:
- Hospitalização: pagamento das despesas inerentes ao seu internamento, diária hospitalar e cirurgias;
- Subsídio diário de internamento: é assegurado um valor fixo por cada dia de internamento face aos gastos não abrangidos pela cobertura de hospitalização;
- Ambulatório: assegura o pagamento das despesas com consultas de especialidade ou clínica geral, exames auxiliares de diagnóstico e tratamentos em regime de ambulatório;
- Parto: na grande maioria dos seguros de saúde o parto está integrado na cobertura de hospitalização, contudo tem um capital próprio;
- Medicamentos: assegura reembolso de despesas associadas aos medicamentos;
- Próteses: aquisição ou aluguer de aparelhos que substituem um membro ou um órgão;
- Apoio nas doenças graves, tais como cancro, AVC, insuficiência renal, entre outras.
Seguro de Invalidez
As principais coberturas de um seguro de vida pessoal são a morte e a invalidez.
Por sua vez, a invalidez distingue-se ainda em duas subcategorias, a IAD e a ITP, ou seja, Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) e Invalidez Total e Permanente (ITP). Expliquemos a diferença entre ambas:
Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD)
Cobertura em consequência de doença ou acidente, quando a pessoa fica total e definitivamente impossibilitada para o exercício de qualquer profissão. De acordo com a tabela nacional de incapacidade, trata-se de um grau de incapacidade igual ou superior a 80% o que implica dependência de terceiros no seu dia a dia.
Se pedir um crédito habitação vai notar que será obrigatório contratar um seguro de vida habitação, nomeadamente IAD.
Invalidez Total e Permanente (ITP)
Cobertura em caso de acidente ou doença resultando num grau de incapacidade entre os 60% ou 65% inviabilizando a execução de qualquer atividade profissional e lucrativa, mas não resultando na dependência de terceiros.
Saiba Mais
Benefícios do Seguro Pessoal
Tendo presente a diferenças e as vantagens que cada seguro pessoal oferece, elaboramos os 5 principais motivos para adquirir um seguro pessoal.
- Conferir proteção financeira á sua família, cobrindo situações de incapacidade ou morte, ou seja, perante o falecimento do segurado, nomeará um ou mais beneficiários que irão receber o capital acordado;
- Segurança e tranquilidade em caso de ocorrências, protegendo a pessoa segura em caso de acidente que ocorra de forma súbita resultando em danos á sua integridade física e mental;
- Assistência no tratamento de possíveis doenças graves podendo ser aplicável desde o diagnóstico até aos cuidados continuados;
- Reembolso de gastos associados a internamento, nomeadamente cirurgia, diária hospitalar, exames, entre outros;
- Auxílio nas despesas ligadas ao funeral.
Simulador de Seguro Pessoal
O mercado oferece uma grande variedade de seguros e coberturas facultativas. Através de um simulador de seguro pessoal conseguirá ter uma visão alargada de quais as condições que cada empresa oferece.
Dependendo daquilo que se procura, o melhor seguro de vida será aquele que lhe facultará mais coberturas a uma boa relação custo-benefício.
Os valores dos prémios regem-se sempre por condicionantes, como o estado de saúde do subscritor, se tem ou teve problemas de saúde, a sua idade e ainda a atividade que exerce ou os riscos a que é submetido diariamente.
Tenha especial atenção em comparar propostas mesmo em seguros de vida habitação, pois deverá focar-se em critérios como os prazos para o pagamento de indemnizações, termo das coberturas, exclusões, períodos de carência e profissão, especialmente em casos de invalidez.