No âmbito da prestação de serviços por parte das empresas, certos danos que possam ocorrer são muitas vezes incontornáveis, sendo que nestes casos o prestador de serviços será responsabilizado. Contratar um seguro para prestação de serviços será fundamental nestas situações.

As apólices de seguro para prestação de serviços são em grande maioria exigidas em contratos como formalização do tipo de relação e atividade, ou por outras palavras, seguro para contrato de prestação de serviços. 

Naturalmente quando contrata um serviço não deseja sofrer qualquer prejuízo, razão que justifica plenamente um seguro para prestação de serviços. Esta condição é igualmente aplicável do lado do prestador de serviço que não deseja provocar qualquer dano involuntário.

Dessa forma, um seguro para prestação de serviços é parte integrante e essencial a ambas as partes envolvidas na contratação. 

 

O que é o Seguro para Prestação de Serviços?

Um seguro para prestação de serviços é no fundo um seguro para contrato de prestação de serviços onde o objetivo primórdio será reembolsar valores referentes aos prejuízos causados face à conduta do segurado ou prestação de serviço, e naturalmente reivindicados por um terceiro.

 

Num seguro para prestação de serviços, o segurador é um prestador de serviços ou uma empresa, e o terceiro, é a pessoa que contrata o serviço. 

 

A seguradora é parte integrante no processo dado que será responsável pela indemnização em caso de sinistro, ou seja, quando existe um dano corporal ou material imputado ao segurado. 

É maioritariamente destinado a pequenas e médias empresas; empresários em nome individual (ENI); organização de eventos, e também em laboração de máquinas.

 

Para que serve um Seguro para Prestação de Serviços?

Um seguro para prestação de serviços cobre os riscos associados e relacionados com a atividade do segurado, nomeadamente que cause danos físicos ou materiais nos locais destinados à prestação de serviços.

No âmbito do acordo de um seguro para prestação de serviços, será importante celebrar um contrato onde seja explicito os detalhes envolventes à atividade – local, período de duração, valores, formatos, entre outros. 

Salvaguarda-se que a garantia do seguro esta condicionada à existência do contrato entre ambas as partes. Trata-se de uma medida preventiva que lhe dará alguma tranquilidade perante acidentes involuntários e inevitáveis.

 

O que abrange um Seguro para Prestação de Serviços?

As coberturas implícitas num seguro prestação de serviços são maioritariamente destinadas a empresas e atividades económicas, com alternativas de limites de capital e coberturas opcionais perante a atividade exercida.

Mais em concreto, resumem-se em coberturas de um seguro para prestação de serviços em:

  1. Danos causados a terceiros que a empresa ou prestador de serviço tenha provocado involuntariamente;
  2. Danos resultantes do desenvolvimento da atividade ou prestação de serviço por parte do segurado;
  3. Danos resultantes à propriedade e meios envolventes da atividade, tais como, maquinaria, animais, edifícios, atos de vandalismo;
  4. Queda, e eventual deslocação de objetos pertencentes a terceiros.

As coberturas são igualmente aplicáveis para custos legais que possam ocorrer.

Apesar de ter presente quais as coberturas associadas a um seguro para prestação de serviços, será importante compreender os riscos que não são cobertos ou até possíveis exceções. 
 

Tipos de Seguros para Prestações de Serviços

Os seguros são considerados, hoje, uma ferramenta fundamental de proteção tanto para empresas quanto para pessoas nos diversos âmbitos da vida e associados negócios. Um seguro para prestação de serviços cobre os riscos associados à atividade, essencialmente riscos físicos e materiais.

No âmbito da prestação de serviços alguns seguros são complementos essenciais que garantem segurança e mitigam riscos acrescidos, destacamos:

  1. Um dos seguros mais utilizado é o seguro de assistência em viagem, sendo esta a cobertura mais requisitada no ramo dos seguros automóveis. Este seguro rege-se pela prestação de um serviço por conta do segurador;
  2. Os seguros de morte estão relacionados com fatores de risco de atividades no âmbito da prestação de serviços e servem essencialmente para cobrir os gastos relacionados com os funerais. Este tipo se seguro é uma das coberturas de destaque num seguro de vida;
  3. Já os seguros de proteção jurídica ou igualmente designados de seguros de defesa legal, essencial à prestação de serviços conferindo proteção ao segurado e coberturas nas despesas relativas a um processo judicial ou administrativo. 

Seguro de Assistência em Viagem

Trata-se de uma das coberturas mais requisitadas e discutidas nos seguros automóveis. Este tipo de seguro para prestação de serviços dá-lhe acesso a um conjunto de garantias essenciais perante um acidente ou mesmo uma viagem ao estrangeiro. Entre as garantias mais comuns, destacamos:

  • Substituição de pneus;
  • Assistência telefónica;
  • Reboque;
  • Veículo de substituição em caso de acidente ou avaria.

Um seguro de assistência em viagem garante-lhe proteção no estrangeiro mesmo quando não conduz, proteção caso sofra ferimentos ou doenças de forma súbita.

Saiba Mais

Seguro de Morte

Os seguros de morte são seguros pensados face aos gastos inerentes a um falecimento. Caso o segurado faleça, as despesas relacionadas com o enterro, cremação, gestão documental ou trasladação do corpo serão cobertas e não imputadas à família.

Este tipo de seguro para prestação de serviços é frequentemente associado ao seguro de vida. De notar que existem diferenças entre ambos, um seguro de vida cobre invalidez enquanto um seguro de morte apenas cobre os gastos com a gestão do falecimento.

O prémio deste seguro não tende a sofrer alterações conforme idade do segurado, algo que é regra aplicável a um seguro de vida.

Saiba Mais

Seguro de Defesa Legal

Cobertura legal é uma mais valia nas situações quotidianas. Este tipo de seguro de prestação de serviços garante a cobertura de despesas inerentes a serviços jurídicos e processos judiciais. Algumas situações nas quais este tipo de seguro é aplicável são:

  • Problemas associados a contratos de arrendamento;
  • Danos resultantes do desenvolvimento da atividade ou prestação de serviços do segurado;
  • Problemas de fornecedores ou concorrência;
  • Problemas com o empregador.

Um seguro de defesa legal é uma das coberturas de um seguro multirrisco, contudo tem algumas limitações em termos de capital e eventuais exceções.

Saiba Mais

Benefícios do Seguro para Prestação de Serviços

Entender os benefícios ao contratar seguros para prestação de serviços é fundamental perante a análise da necessidade custo e benefício. Sabemos que um dos maiores benefícios deste seguro será assegurar o pagamento de perdas ou danos.

Outro benefício a salientar será o da promoção à atividade de controlo de risco. São promovidos incentivos para um controlo de perdas com base nas políticas das seguradoras.


Simulador de Seguro para Prestação de Serviços

Para a realização de um seguro para prestação de serviços, será essencial ter presente alguma informação relacionada com a atividade ou serviço, bem como as particularidades e coberturas do seguro desejado.

Poderá realizar algumas simulações para um seguro para prestação de serviços online ou via mediador, onde serão apresentadas várias soluções e uma relação custo-benefício de forma a atender as suas necessidades.