Se comprar um imóvel está nos seus planos, um dos aspetos fundamentais deste investimento é um seguro multirriscos habitação.

Trata-se de um seguro de caráter obrigatório, essencialmente quando se fala de uma propriedade horizontal e que lhe permite assegurar a sua fração autónoma bem como as partes comuns do edifício face a incêndios, danos por água, fenómenos sísmicos e entre outros, particularmente mediante as coberturas que optar por incluir.

Com um seguro multirriscos estará a caminhar na direção certa para preservar a sua estabilidade financeira, a segurança da sua família e conferir a proteção necessária ao seu investimento.

 

O que é o Seguro Multirriscos?

Como o nome indica, um seguro multirriscos tem como objetivo oferecer um leque de coberturas que protegem o seu imóvel e eventualmente, se assim optar, o seu recheio contra prejuízos resultantes.

É recomendável efetuar a atualização do capital seguro, ou seja, se compararmos, será o valor da reconstrução do imóvel mediante as melhorias realizadas e fazê-lo pelo menos a cada 5 anos.

Um seguro multirriscos ou seguro habitação foca-se na preservação do património, pois não é uma opção comum que o proprietário assegure integralmente a reparação ou reconstrução do edifício em caso de incidências.

Cabe à seguradora garantir o pagamento dos danos mesmo que estes tenham sido causados por negligência do segurado.

 

Para que serve o Seguro Multirriscos?

Poder garantir a proteção do seu imóvel é uma metodologia preventiva para conseguir lidar com o inesperado e, para tal, subscrever um seguro multirriscos habitação permite-lhe obter uma maior abrangência de proteções tanto de caráter obrigatório, como o incêndio até a facultativas que é o caso do recheio da casa, por exemplo.

Desta forma e ao subscrever um seguro multirriscos conseguirá garantir também a proteção além da sua fração, ou seja, as partes comuns do edifício que cabe à fração.

 

O que abrange o Seguro Multirriscos?

A abrangência das coberturas de um seguro multirriscos variam de companhia em companhia, o que torna o mercado competitivo perante a oferta.

Antes de realizar a sua escolha e decidir qual das coberturas pretende para proteger o seu investimento, será necessário avaliar qual a opção que mais se adequa às suas necessidades e entender o seu propósito.

 

Existem opções previamente elaboradas pelas seguradoras, o que não invalida poder subscrever coberturas adicionais garantindo uma proteção extra, tanto sua como do seu imóvel.

 

Sejam quais forem as coberturas que opte ao subscrever um seguro multirriscos, tenha em atenção que mais proteção implica mais dinheiro e, nesse sentido, o valor do prémio será proporcional. 

Adicionalmente, confirme sempre qual o capital seguro do imóvel e atualize este sempre que necessário, nomeadamente se realizar obras de melhoria.

No que toca ao capital seguro do imóvel e como referido anteriormente, o valor de referência em caso de sinistro costuma ser o custo de reconstrução do imóvel.

Coberturas comuns de um Seguro Multirriscos

Trata-se de uma cobertura base e de caráter obrigatório.

Abrange tempestades, neve, danos provocados por aluimentos de terras e inundações com prejuízos associados.

Considerando que Portugal se encontra numa zona considerada sísmica, trata-se de uma cobertura de caráter relevante e que cobre os prejuízos associados a maremotos e terramotos.

Cobre os danos associados aos bens roubados.

Esta cobertura é uma mais-valia quando se trata de problemas relacionados com canalização e sistema de esgotos, uma vez que cobre os danos causados em caso de infiltrações ou rebentamento de canos.

Cobre a reparação de equipamentos em prol de oscilações de tensão no âmbito de curto-circuitos.

Trata-se de uma cobertura associada a inviabilidade de usufruir da habitação por inúmeras causas, garantindo a proteção dos bens e estadia para o segurado e respetiva família.

Esta é uma cobertura facultativa que cobre danos a terceiros, sejam estes corporais ou materiais provocados pelo segurado.

Esta é uma cobertura facultativa, contudo atrativa, pois inclui não só serviços de reparação, mas também de manutenção a preços exclusivos.

Benefícios do Seguro Multirriscos

Se a sua máxima é garantir a proteção do seu imóvel, respetivo recheio e de todos os que nele habitam, então um seguro multirriscos é obrigatório não só por lei, que é o caso da cobertura de incêndio, mas porque a sua casa é o seu lar e preservá-lo de forma preventiva irá dar-lhe segurança perante quaisquer imprevistos.

Imprevistos acontecem e podem não ocorrer apenas dentro da sua fração e sim nas partes comuns a esta. Um seguro multirriscos cobre estas em caso de incêndio e sendo uma cobertura comum ao prédio irá assegurar a sua reconstrução de forma rápida e dinâmica.

Os custos associados a um incidente desta ordem podem comprometer de forma significativa a estabilidade financeira da sua família.

 

Simulador de Seguro Multirriscos

Como anteriormente referido, o mercado para um seguro multirriscos é competitivo e os valores, embora variáveis consoante as coberturas optadas, são semelhantes entre seguradoras.

Essencialmente, o que deve ter em conta no simulador seguro multirriscos são as coberturas que lhe garantem o nível de proteção desejado e, ao mesmo tempo, se ajuste às suas necessidades e às características da sua casa, não se esquecendo do impacto que terá na sua carteira.

Como alternativa ao simulador seguro multirriscos, pode sempre optar por solicitar os serviços de um mediador não exclusivo, pois este poderá ter em atenção alguns detalhes que para si são despercebidos e, ao mesmo tempo, face aos conhecimentos do mercado, conseguir uma apólice vantajosa que corresponda as suas necessidades.