Se pensa em subscrever um seguro de vida, certamente já pensou em subscrever um seguro de morte. Porém, sabia que a sua utilidade é diferente? Cada seguro tem coberturas e propósitos diferentes mesmo quando o foco principal é o seguro de morte natural.
As despesas relacionadas com a morte são, infelizmente, dispendiosas.
Falamos de caixão, lápides, trasladação do corpo, cremação, repatriamento, além de todos os aspetos burocráticos associados. Além disso, sabemos que um acontecimento infortúnio como este, estes serão assuntos que decerto não encarará como prioritários.
Quando subscreve um seguro de morte irá conferir à sua família uma tranquilidade perante as súbitas despesas relacionadas com o falecimento, sendo da responsabilidade da seguradora a gestão das etapas associadas a este fim.
O que é o Seguro de Morte?
O seguro de morte tem como propósito garantir que os gastos relacionados com os serviços fúnebres e todos os trâmites que possam daí advir sejam cobertos.
Ou seja, perante um falecimento, um seguro de morte garante que a sua família não será responsabilizada pelo pagamento dos custos inerentes a enterro, cremação, trasladação do corpo ou até gestão documental.
Num seguro morte natural uma das coberturas básicas é a garantia do pagamento de uma indemnização aos beneficiários nomeados perante o falecimento do segurado, por causa natural ou até acidental, com exceção se esta fizer parte da lista de exclusões presentes nas condições da apólice.
Para que serve o Seguro de Morte?
Podemos dizer que tanto um seguro de vida como um seguro de morte servem o mesmo propósito: cobrir o falecimento do segurado. Para abordarmos um, será necessário abordar o outro, dado serem complementares. O que os difere são as coberturas e os prémios.
Um seguro de morte, tal como um seguro de vida, visam assegurar a estabilidade financeira da família ou beneficiários perante um falecimento.

O que abrange o Seguro de Morte?
O seguro de morte é um investimento destinado aos beneficiários que assegura a gestão associada a um falecimento e consequente pagamento das despesas relacionadas com a morte do segurado. Falamos desde serviços básicos até à gestão administrativa.
Dos serviços básicos de um seguro de morte destacam-se:
- Carro Funerário;
- Despesas de enterro;
- Cremação;
- Flores;
- Lápides.
Conforme as coberturas, algumas seguradoras possibilitam ainda música ou catering, entre outros serviços.
Já no que toca à gestão administrativa, um seguro de morte assegura:
- Solicitação do certificado de óbito;
- Informação perante os serviços de segurança social;
- Adjudicação de herança.
Diferenças entre Seguro de Vida e Seguro de Morte
Quando dizemos que tanto um seguro de vida como um seguro de morte servem o mesmo propósito, deve ser referenciado que alguns objetivos os separam. Explicamos um pouco:
Indemnização
Perante um seguro de vida, a indemnização destina-se a manter ou a assegurar a economia familiar de forma a poderem ser assegurados os gastos relacionados com eventuais situações de invalidez, tal como ITP e IAD.
- Uma cobertura de Invalidez Total Permanente (ITP) assegura o pagamento do capital acordado perante súbita doença ou acidente, onde seja registada uma incapacidade do segurado em realizar uma atividade profissional, embora não dependendo de terceiros para o seu dia a dia.
- Uma cobertura Invalidez Absoluta Definitiva (IAD) assegura apenas o pagamento quando o segurado regista um grau de incapacidade acima dos 80%, o que implica uma dependência de terceiros para a realização de tarefas diárias.
Perante um seguro de morte, a indemnização destina-se a cobrir os gastos relacionados com o falecimento do segurado.
Coberturas
Os seguros de vida podem incluir coberturas adicionais, já os seguros de morte apenas se destinam à gestão do falecimento.
Montante
Para um seguro de vida, o segurado acorda o valor do capital seguro a fornecer aos beneficiários. Num seguro de morte, a seguradora é quem indica o valor a indemnizar.
Prémios
Num seguro de vida o pagamento do prémio é variável, estando dependente da idade do segurado e do capital segurado. Num seguro de morte, o prémio é fixo e indicado pela seguradora.
.jpg)
Benefícios do Seguro de Morte
Certamente ninguém gosta de pensar na morte, mas sabemos que esta é a maior certeza que temos nesta vida. E, por vezes, chega de forma súbita, podendo deixar quem o rodeia completamente desprotegido.
Um seguro de morte auxilia a minimizar as consequências económicas que advêm desse infortúnio, nomeadamente toda a gestão relacionada com o falecimento.
Um seguro de morte irá assegurar que desde o serviço funerário à burocracia documental sejam cobertas e geridas pela seguradora, permitindo assim que se foque no que realmente interessa.
Simulador de Seguro de Morte
Tendo por base a proteção da sua família no momento difícil que é o falecimento, o melhor seguro de morte será aquele que lhe facultará mais coberturas a uma boa relação custo-benefício.
O valor do prémio é regido por condicionantes previamente acordadas com a seguradora e as coberturas adicionais são sempre uma hipótese. Tudo dependerá do que pretende.
Realize várias simulações de seguro de morte e compare as propostas antes de fazer a sua escolha. Foque-se em critérios como prazos para o pagamento de indemnizações, termo das coberturas e exclusões.
.png)
Seguro para Prestação de Serviços
- Seguro de Assistência em Viagem
- Seguro de Morte
- Seguro de Defesa Legal