
Está a pensar fazer um seguro de saúde, mas não sabe qual a melhor opção para si? Fique a saber os critérios a considerar, antes de decidir.
Para saber como escolher o seguro de saúde mais indicado para si e para os seus, importa primeiramente perceber exatamente o que é um seguro de saúde e para que é que ele serve.
O que é um Seguro de Saúde?
De uma maneira geral, pode dizer-se que este tipo de seguro apoia em todos os gastos tidos com cuidados de saúde. No entanto, tudo depende das coberturas e dos limites de capital impostos e é nestas condições que os seguros podem variar entre si.
Portanto, conhecer todas as coberturas e exclusões de um seguro de saúde é fundamental para garantir que se faz uma escolha ponderada e consciente. Em todo o caso, ter um seguro de saúde é sempre uma mais-valia, pois garante um acesso mais rápido e mais barato aos cuidados de saúde, principalmente quando o serviço nacional de saúde não consegue responder em tempo útil.
Como Funciona o Seguro de Saúde?
Um seguro de saúde tem por finalidade suportar as despesas de saúde do seu beneficiário. Para isso, quem contrata este tipo de seguro tem de pagar um prémio, cujo valor varia, principalmente em função da idade do beneficiário e das coberturas do seguro contratadas.
Por isso, no momento de selecionar qual o seguro de saúde mais indicado para si, deve ter em conta quais as coberturas base e quais as coberturas adicionais e tomar decisões.
Se, por um lado, as coberturas adicionais vão encarecer o seguro de saúde, por outro lado, elas também vão oferecer mais segurança. Portanto, é uma escolha individual optar ou não por certas coberturas.
Outro aspeto a considerar é que o seguro de saúde pode cobrir total ou parcialmente os custos de saúde. Ou seja, há despesas que o seguro de saúde pode assumir a 100%, enquanto outras pode assumir só a 50%, por exemplo.
Entre essas despesas de saúde, podem estar consultas, intervenções médicas, exames, internamentos, tratamentos ou medicamentos.
Quanto à forma de pagamento, ela também pode variar de caso para caso. A seguradora pode fazer a comparticipação das despesas através do reembolso ou do copagamento.
Na primeira situação, o segurado faz o pagamento do total das despesas à cabeça, sendo depois ressarcido pela seguradora. No segundo caso, a seguradora paga a sua parte diretamente ao prestador do serviço de saúde.
As Vantagens de ter um Seguro de Saúde
Mesmo tendo em conta todas as variantes que as diferentes coberturas de seguro de saúde têm, a verdade é que ter um seguro de saúde é sempre uma mais-valia e possui muitas vantagens.
Ter à disposição uma vasta rede de prestadores
Um seguro de saúde coloca à disposição dos seus segurados vários prestadores de saúde, de modo a que cada beneficiário possa escolher, de acordo com aquilo que seja mais da sua preferência, independentemente da localização geográfica.
Ter acesso fácil a cuidados de saúde
Um dos principais motivos que leva as pessoas a contratarem seguros de saúde prende-se com a rapidez com que se consegue aceder a cuidados de saúde, algo que nem sempre acontece no serviço nacional de saúde.
O acesso mais fácil, sem tempos de espera, é uma grande mais-valia, sobretudo quando o assunto é saúde.
Investir na prevenção
Quem tem um seguro de saúde acaba por fazer sempre alguns check-ups periódicos, os quais são um meio de prevenir doenças ou o agravamento de algumas condições de saúde. Além disso, fazem-se consultas mais regulares, o que permite manter a saúde mais controlada.
Usufruir de médico ao domicílio
Além das consultas online que podem ser muito práticas e funcionais em determinadas circunstâncias, o seguro de saúde coloca ainda à disposição o serviço de consultas ao domicílio, o que se revela muito vantajoso, sobretudo em agregados com crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.
A estas vantagens gerais do seguro de saúde somam-se as vantagens inerentes a cada tipo de cobertura selecionada. No entanto, a conclusão a tirar é que ter um seguro de saúde é sempre um bom investimento para tratar, mas também prevenir doenças.

Fatores a ter em conta na escolha de um Seguro de Saúde
No momento de selecionar qual o seguro de saúde mais apropriado para si, o preço não deve ser o único fator a ter em conta e a determinar a sua escolha. Há que saber analisar e avaliar outras variáveis.
Coberturas
Primeiramente, há que analisar as coberturas oferecidas pelo seguro de saúde. As mais frequentemente contratadas são as que disponibilizam serviços de ambulatório (consultas, exames e análises), hospitalização e parto.
No entanto, também pode optar por um seguro de saúde que ofereça cobertura na área da estomatologia (despesas de dentária), por exemplo.
Prémio
O valor do prémio, ou seja, aquilo que vai pagar pelo seguro de saúde também tem de ser considerado. Neste caso, deve fazer um balanço entre o valor do prémio, as coberturas contratadas e o número de pessoas que pode agregar no seguro de saúde.
Período de carência
Antes de contratar um seguro de saúde, é fundamental ponderar sobre o seu período de carência. Ele refere-se ao número de dias que tem de aguardar entre fazer o seguro de saúde e poder começar a utilizá-lo.
Se precisa de cuidados de saúde a curto prazo e o período de carência do seguro de saúde é longo, talvez esse seguro de saúde não seja a melhor opção para o seu caso.
Limite de idade
Deve sempre informar-se até que idade pode usufruir do seguro de saúde, uma vez que alguns deles têm limites de idade, que rondam muitas vezes os 65/70 anos. Mesmo que ainda seja jovem, deve ter este fator em consideração, pois, afinal, é na terceira idade que, geralmente, precisamos de mais cuidados de saúde.
Exclusões
Há muitos cuidados de saúde que estão excluídos das coberturas do seguro de saúde e isso é algo que importa saber, antes de contratar o seguro de saúde.
Doenças crónicas, cirurgias plásticas, tratamento de dependências, como álcool ou drogas, saúde mental e medicinas alternativas são exemplos de áreas que nem sempre estão cobertas pelo seguro.
A Diferença entre Seguro de Saúde e Plano de Saúde
No momento de escolher o seguro de saúde, também há muitas pessoas que ficam na dúvida se devem contratar um seguro de saúde ou optar por um plano de saúde.
Podemos dizer que ambas as opções têm prós e contras. No entanto, importa perceber bem as suas diferenças, pois, efetivamente, são produtos distintos, apesar de ambos terem o princípio base de dar acesso a cuidados de saúde a preços mais baixos.
Contudo, é preciso explicar que os seguros de saúde oferecem mais serviços de saúde e dispõem de uma rede de prestadores mais ampla. Já o plano de saúde limita mais o cliente a uma dada rede de médicos, clínicas e hospitais, sendo que as consultas, exames e tratamentos não estão disponíveis a preços tão competitivos como os dos seguros.
Por outro lado, o custo do plano de saúde é mais baixo e é invariável, independentemente da idade do segurado.
Portanto, é necessário pesar as vantagens e desvantagens de cada uma das opções e fazer uma análise cuidada da sua situação médica e financeira para concluir qual a melhor escolha a fazer.
Para garantir que faz a escolha certa, nada como entrar em contacto com os Seguros Escolha Acertada e perceber quais as coberturas de saúde que eles têm à sua disposição.
Cuide de si e aposte numa solução preventiva, contratando um seguro de saúde!
Relacionados

Seguro de Danos: Proteção Essencial para os seus Bens e Património
Saber mais
Seguro de Acidente de Trabalho: uma proteção para trabalhadores e empresas!
Saber mais