
Um seguro para motas permite-lhe conduzir com segurança e, ao mesmo tempo, ter a certeza de estar sempre protegido.
Quer seja um condutor experiente, ou um condutor prestes a descobrir a emoção e diversão de conduzir uma mota, uma coisa é certa: vai precisar de um seguro para motas.
Qualquer tipo de condução apresenta riscos e as motas não serão diferentes nesse aspeto.
Acidentes, roubos ou mesmo atos de vandalismo são episódios que podem ocorrer a qualquer momento e a qualquer condutor.
Um seguro para motas é essencial para a sua segurança e proteção.
Mas qual será o primeiro passo para obter um seguro para motas? Na verdade, já deu esse primeiro passo: saber tudo o que precisa acerca do assunto!
Por isso, aperte o capacete, meta a chave na ignição e continue a ler.
O que abrange um Seguro para Motas?
Um seguro para motas pode abranger uma série de aspetos diretamente associados a um eventual acidente. Na prática, um seguro para motas é como um companheiro de viagem sempre presente. Existe para o ajudar sempre que precisar, mas principalmente quando os acidentes acontecem.
Assim, um seguro para motas pode ajudar a protegê-lo contra eventuais responsabilidades legais ou perdas financeiras em caso de acidente ou danos provocados ao veículo.
A abrangência do seu seguro para motas depende da apólice.
Ou seja, o nível de cobertura ou de abrangência do seu seguro para motas depende sempre da apólice escolhida junto do seu mediador de seguros.
O seguro para motas pode ser mais ou menos abrangente de acordo com as suas necessidades e que podem incluir de tudo: desde a cobertura de despesas médicas e legais até à reparação ou substituição de peças ou mesmo da mota.
Tipos de Seguros para Motas
Mesmo quando a abrangência de um seguro para motas varia de acordo com o contratualizado com o seu mediador, a verdade é que, em geral, os seguros para motas tendem a ser divididos em dois grupos: contra terceiros e contra danos próprios.
Seguro para Motas contra Terceiros
Este é o tipo de seguros para motas considerado mais básico e, por vezes, obrigatório por lei, na medida em que é comum incluir a Responsabilidade Civil Obrigatória, tal como acontece com os automóveis.
Na prática, serve como proteção no caso de um acidente e de danos provocados a terceiros, ou seja, a outras pessoas.
Além disso, oferece-lhe também proteção jurídica, bem como assistência em viagem, dependendo da sua seguradora.
É o mínimo exigido por lei e costuma deixar de fora os danos que possam ocorrer ao seu veículo. Por outras palavras, tudo o resto que queira assegurar e proteger, deve ser incluído no seguro contra danos próprios.
Seguro para Motas contra Danos Próprios
O seguro para motas contra danos próprios é, então, o tipo de seguro mais abrangente que pode encontrar.
Cada mediadora oferecer-lhe-á diferentes coberturas, dentro do seguro propriamente dito.
Normalmente, este tipo de seguros inclui tudo o que consta no seguro contra terceiros, bem como proteções extra, nomeadamente aquelas que protegem a mota de todo o tipo de acidentes e ainda contra atos de vandalismo ou de roubo.
Vantagens de contratar um seguro para a sua mota
Tal como acontece com a maioria dos seguros – senão todos! – as vantagens de contratar um seguro para a sua mota são por demais evidentes:
Os seguros protegem-no a si e ao seu veículo de todo o tipo de situações e/ou consequências.
Proteção financeira, proteção da pessoa e proteção jurídica são as principais vantagens que adquire no imediato.
Mas importa também sublinhar a paz de espírito que recebe quando sabe que o condutor, a mota e todos aqueles que o rodeiam se encontram devidamente protegidos.
Além do mais, o mercado oferece-lhe ainda um sem-número de ofertas personalizáveis, cada uma mais adequada do que a outra para responderem às suas necessidades específicas.

Como escolher um Seguro para Mota?
Na hora de escolher um seguro para mota, investigação e pesquisa são as palavras de ordem.
Comece por fazer uma pesquisa no mercado acerca das melhores ofertas para o seu caso.
Compare tudo o que puder, desde o nível de cobertura até ao preço da apólice. Faça uma seleção criteriosa das suas escolhas e certifique-se de ler as “letras miúdas” antes de assinar qualquer contrato.
Além do mais, não hesite em contactar diretamente as seguradoras, em caso de dúvidas ou de qualquer outro tipo de questões que possa ter.
Quanto custa um Seguro para Motas?
O custo de um seguro para motas varia de caso para caso, mas leva sempre em conta três fatores essenciais:
- O nível de cobertura da oferta;
- Os anos de experiência do condutor;
- A cilindrada da mota.
Os seguros para motas mais básicos tendem a rondar os 5/7 euros por mês, enquanto os mais abrangentes podem chegar até aos 30 euros por mês.
Avalie as suas necessidades, tenha em conta os seus anos de carta, bem como a cilindrada da mota e faça a melhor escolha possível para o seu caso.
Aproveite também os simuladores de preços existentes um pouco por toda a internet e utilize a sua fase de pesquisa e investigação para comparar apólices, coberturas, franquias e, claro, preços.
Em seguida, aproveite o vento nos seus cabelos e conduza com segurança!
Relacionados

Seguro de Danos: Proteção Essencial para os seus Bens e Património
Saber mais
Seguro de Vida Crédito de Habitação – o que precisa de saber
Saber mais