
Está a pensar fazer um seguro, mas não sabe qual a modalidade certa para si? Entenda por que deve contratar um seguro de danos.
Um seguro é sempre um meio de proteger coisas que são importantes para nós. Mas quando queremos garantir a máxima proteção do património e dos bens da nossa família, nada como fazer um seguro de danos.
Um seguro de danos refere-se a diversos tipos de apólices, mas tem como finalidade primordial proteger todo o tipo de bens que sejam perdidos ou que sofram algum género de dano.
Entre essas apólices estão os seguros de responsabilidade civil, de incêndio, de roubo, multirrisco, perdas pecuniárias. O seguro de danos pode ser feito por particulares ou empresas.
A Importância do Seguro de Danos no seu dia-a-dia
Ter um seguro de danos oferece uma tranquilidade e uma garantia bastante valiosas. Há uma grande diversidade de situações em que ter um seguro de danos pode fazer toda a diferença. Eis alguns exemplos.
- Seguro de Responsabilidade Civil
este seguro de danos protege-o em situações que possam colocar em risco a integridade física de terceiros. Por isso, trata-se de um seguro de danos altamente recomendável, por exemplo, a quem exerce atividades profissionais consideradas de risco;
- Seguro contra Roubo
este é um seguro de danos que compensa o segurado em caso de danos patrimoniais ou materiais, causados por roubo ou furto. Atualmente, todos podem ser alvo de roubo ou furto, pelo que este seguro de danos é uma mais-valia para quem o possui.
- Seguro Multirriscos
este seguro de danos abarca todos os danos provocados no imóvel e no seu recheio, protegendo assim os bens patrimoniais que guarda dentro da sua casa;
- Seguro de várias perdas pecuniárias
este seguro de danos abarca as perdas de lucros ou rendimentos.
Benefícios do Seguro de Danos para a Família
Uma das principais vantagens de ter um seguro de danos é poder receber uma indemnização sempre que haja a perda de um bem abrangido pela cobertura do seguro.
Essa indemnização permite que a estabilidade financeira da sua família não seja “beliscada” em caso de perdas, evitando assim situações de endividamento, por exemplo. Além do suporte financeiro e da calma que ter um seguro proporciona à família, o seguro de danos pode ainda oferecer proteção jurídica, no caso de ser movida ao segurado uma ação judicial.
As famílias com mais bens patrimoniais e com bens patrimoniais de valor, como imóveis e automóveis, devem fazer um seguro de danos, pois só assim podem garantir a preservação desses bens, mesmo que ocorra algum tipo de dano sobre os mesmos.
Alguns seguros de danos disponibilizam, ainda, serviços extra bastante úteis, como assistência 24 horas, e vantagens, como prémios dedutíveis de impostos.
Apesar de se tratar de um investimento, o seguro permite a todas as famílias um melhor planeamento financeiro, na medida em que, com um seguro de danos, está mais protegido contra todo o tipo de imprevistos.
Daí, podermos dizer que o seguro de danos é uma opção prudente que oferece uma rede de proteção a toda a família, defendendo-a de uma série de riscos e imprevistos.

Escolha Consciente do Seguro de Danos: Fatores a Considerar
Antes de fazer um seguro de danos, deve considerar alguns fatores para poder avaliar com certeza qual a melhor opção para si e para a sua família. Assim, deve ter em conta aspetos tão variados como:
- a cobertura oferecida;
- o valor do prémio;
- a reputação da seguradora onde pensa fazer o seguro de danos;
- entre muitos outros pontos relevantes que vamos aprofundar.
Análise de Riscos e Necessidades
Antes de selecionar o seguro de danos mais indicado para si e para a sua família, deve ponderar sobre os riscos que corre, bem como sobre as necessidades que tem. Assim, é mais fácil determinar quais as coberturas do seguro de danos de que não deve prescindir e o tipo de proteção de que necessita.
Assim, vale a pena ponderar sobre os bens que possui, o seu valor e os possíveis riscos que eles correm. A nível pessoal também é importante ter em conta o seu historial clínico e de saúde. Deve ainda avaliar os custos e os benefícios de cada seguro de danos, de modo a perceber qual é que oferece uma melhor relação qualidade/preço.
Comparação de Preços
Naturalmente que, antes de selecionar o seu seguro de danos, deve ter em conta a oferta que existe no mercado e comparar preços. No entanto, há que dizer que o preço nem sempre deve ser o único critério a considerar, já que existem alguns benefícios que podem tornar um seguro de danos mais caro mais atrativo e, no final de contas, compensar mais do que optar por um mais barato.
Portanto, num primeiro momento, e depois de saber exatamente o que pretende em termos de coberturas, deve familiarizar-se com as ofertas disponíveis nas diversas seguradoras existentes.
Há muitos simuladores online que podem ajudar a fazer esse levantamento e essa comparação entre seguros de danos. Os prémios e as franquias são dois indicadores que devem ser ponderados nesta análise.
Deve comparar o custo anual ou mensal dos prémios de cada seguradora e as franquias de cada apólice. Tenha em conta que, apesar das franquias mais altas poderem ser sinónimo de prémios mais baixos, elas tornam o custo mais elevado, em caso de sinistro.
Antes ainda de decidir, deve simular diferentes cenários de sinistros e perceber como cada seguro de danos funciona perante cada uma dessas circunstâncias hipotéticas. Para isso, deve calcular os custos totais, tendo em conta os prémios, as franquias e ainda as possíveis despesas, em caso de sinistro.
Ao fazer esta comparação de preços, não se esqueça de avaliar o custo/benefício de cada opção, considerando também o tipo de cobertura, as franquias e os benefícios adicionais.
Assessoria especializada
O serviço de assessoria especializada, garantido por corretores de seguros ou consultores, é outro recurso que pode ser utilizado no momento de selecionar qual o seguro de danos mais indicado para si.
Estes profissionais são capazes de auxiliar o cliente a decidir qual a melhor apólice de seguro de danos para si, tendo em conta o seu perfil e aquilo que procura.
Além disso, a assessoria especializada é capaz de dar suporte após a contratação do seguro de danos, ajudando a que o cliente vá conseguindo sempre o melhor preço possível e, também, informando-o acerca de todos os seus direitos e como pode tirar o máximo partido do seu seguro de danos.
Caso ainda assim se sinta desorientado quanto à melhor escolha a fazer, pode sempre contactar a Seguros Escolha Acertada e ver qual o seguro de danos mais adequado para si.
Proteja o seu património, os seus bens e, acima de tudo, aquilo que mais ama: a sua família! Não deixe para amanhã o que pode assegurar hoje e não deixe nas mãos do destino aquilo que de mais valioso possui.
Relacionados

Seguro de Vida Crédito de Habitação – o que precisa de saber
Saber mais